O que são?

MANUAIS DIGITAIS NA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS

Desde março de 2016, o GDFAZ produz manuais digitais sobre assuntos relativos à área de gestão de pessoas. Esse é um passo deveras importante para a intensa gestão do conhecimento (produção, registro, divulgação e aplicação), fortalecimento e desenvolvimento das administrações fazendárias e economia de recursos públicos.

Os documentos produzidos servirão como norteadores de trabalhos dos fiscos estaduais e do DF; seus autores e colaboradores poderão atuar como consultores para as demais secretarias. Essa prática fortalece a integração entre os fiscos, indica os melhores caminhos a seguir e permite a redução de custos, pois, dentre outros fatores positivos, as orientações prestadas por autores e colaboradores serão gratuitas.

Receberam o nome manual, pois são documentos que tem foco em  como fazer. Sua estrutura é composta por três partes principais:

a) Fundamentação teórica;
b) Prática;
c) Relatos de experiências.

Relatar experiências das secretarias é diferencial importante, pois são apresentados trabalhos realizados de cada tema, o que permite compreender de formar clara o caminho percorrido para  a implementação de determinada prática.

Optou-se pela produção em meio digital, a fim de facilitar a divulgação, a atualização e a redução de custos.

A nova forma de trabalho do Grupo foi iniciada me março de 2016 na 57.ª Reunião do GDFAZ, em Recife – PE. Naquela reunião, foi apresentado o primeiro manual – Caminhos para a EAD. O interesse pelo manual foi imediato, pois secretarias que desejavam implementar essa modalidade de ensino viram no documento robusta ferramenta para se basear. Os demais manuais produzidos seguirão o modelo do manual sobre EAD, criando identidade para as publicações.

É importante ressaltar que, não só as secretarias de fazenda, finanças, receita e tributação dos estados e do Distrito Federal poderão se beneficiar dos conhecimentos ofertados pelos manuais, mas qualquer instituição pública ou privada, além de pessoas físicas, pois os trabalhos são disponibilizados na aba PUBLICAÇÕES deste site, cujo acesso é irrestrito.

O compromisso do GDFAZ é produzir nove manuais eletrônicos até o fim de 2017 sobre os assuntos abaixo, com apresentação dos trabalhos em reuniões do Comitê Nacional de Secretários da Fazenda (Comsefaz):

Além dos manuais, está sendo desenvolvido o primeiro curso a distância produzido pelo GDFAZ: A lógica da crase.

Com esse trabalho, o GDFAZ ratifica seu interesse na busca de soluções para as administrações fazendárias brasileiras.

MANUAIS DIGITAIS PRODUZIDOS PELO GDFAZ

Educação a Distância (elaborado e apresentado);
Qualidade de Vida (elaborado e apresentado);       
Dimensionamento da força de trabalho (em elaboração);
Gestão estratégica de pessoas (em elaboração);
Plano de capacitação (em elaboração);
Trilhas de capacitação  (em elaboração);
Gestão por competências (elaborado e apresentado);
Avaliação de desempenho (em elaboração);
Gestão do conhecimento (elaborado e apresentado).